1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Quais as vantagens da cobertura contra danos da natureza no Seguro Auto?

Na hora de escolher a melhor forma de proteção para você e seu automóvel, muitas dúvidas surgem. Uma delas pode ser se o seguro auto cobre danos da natureza.

Embora outras categorias de cobertura sejam mais facilmente lembradas por quem procura um seguro, essa também é uma importante maneira de estar precavido em caso de imprevistos. 

Hoje vamos explicar como funciona e como você pode saber se o produto que quer contratar oferece essa opção!

Confira!

O que são os fenômenos naturais para o seguro?

Quando falamos de seguro, de qualquer tipo, é comum pensarmos em coberturas como roubo ou incêndio primeiro que as outras. 

Com o carro não é diferente.

Danos elétricos, por exemplo, é outro dos mais temidos. Não é à toa que danos elétricos no seguro residencial é sempre tão essencial.

Aliás, proteger os bens contra danos elétricos é muito importante, especialmente em meses nos quais a ocorrência de chuvas ou fenômenos naturais pode aumentar a incidência de problemas nesse sentido.

Por isso, saber se o seguro auto cobre desastre natural é uma tranquilidade. Afinal, muitos problemas podem ocorrer se ele estiver contratado.

Os danos da natureza são aqueles causados por problemas como:

  • vendavais;
  • furacões;
  • tempestades;
  • enxurradas.

 

Ademais, quaisquer outros fatores que possam causar alagamentos, comprometendo o veículo, ou outras avarias em função de manifestações como essas.

Estão compreendidos neles também os raios, as chuvas de granizo, que podem danificar o veículo, assim como a queda de árvore.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como saber se o meu Seguro Auto cobre danos por fenômenos naturais?

Para saber se o seguro auto cobre danos da natureza, é preciso compreender que tipo de produto você contratou… ou qual pensa em contratar, caso ainda não tenha feito isso.

Geralmente, o seguro pode ter coberturas vendidas separadamente e um pacote maior, o compreensivo. 

Se o contrato é compreensivo, portanto, ele é mais completo, pois engloba diversas proteções, incluindo a de danos causados pela natureza.

Por isso, cheque sua apólice e caso vá cotar para contratar ou renovar; converse com especialistas de confiança para solicitar essa informação. 

O Seguro Auto básico cobre esses danos?

É importante entender o que é produto básico para conseguir compreender se o seguro auto cobre fenômenos naturais. Normalmente, quando falamos de seguro auto básico nos referimos ao seguro mais popular, que cobre apenas sinistros de roubo e furto.

Mesmo em caso de colisões, ele não tem cobertura. Isso pode ser preocupante, embora seja melhor que não ter seguro nenhum.

Em geral, se o seguro contratado for o compreensivo, ele vai cobrir mais do que furto ou acidentes. Mas é importante estar atento às condições para tal, que podem variar de seguradora para seguradora, após passar por perícias, dependendo da situação. 

O que será avaliado pela seguradora para indenizar ou não?

Para que a seguradora pague por danos pela natureza, uma análise pode ser feita. Muitas vezes isso serve para entender o que aconteceu.

A responsabilidade pelo incidente, nesses casos, não pode ser do condutor, e se houver alguma suspeita nesse sentido a companhia irá verificar. 

Entre essas potenciais responsabilidades do condutor estão a imprudência ao estacionar ou se arriscar em momentos nos quais sabidamente poderia ocorrer algum tipo de desastre natural.

Por exemplo, se já existem pontos de alagamento na cidade e o condutor resolve sair de casa e atravessá-los mesmo assim, ele estará assumindo o risco. Portanto, se o carro for danificado por conta da enchente, a seguradora poderá recusar a indenização. 

Nessas situações, não comprovada a estrita necessidade de dirigir naquele momento, pode haver recusa no ressarcimento. Entretanto, em geral, fora essas ocasiões, o acionamento da cobertura é bastante tranquilo e prático para o segurado.

Para ficar protegido em caso de danos causados por ações da natureza, escolha o plano que inclua essa cobertura e atenda todas as suas necessidades. Assim, você evitará prejuízos indesejados. 

Conseguiu entender se o seguro auto cobre danos naturais? Aproveite para fazer a cotação para o seguro do seu carro e proteger o seu patrimônio? Simule gratuitamente agora!

 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile